segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

CACHOEIRA VÉU DE NOIVA - REGIÃO SUL

Cachoeira Véu da Noiva
Esta cachoeira está localizada próxima das Ruínas da Lagoinha e o acesso é por trilha, que se inicia, no lado direito das ruínas, por baixo de um portal de madeira, com um subida acompanhada de um duto de borracha, de captação de água da Sabesp. Logo chega-se a um reservatório, que se parece

caminho do veu-da-noiva

com uma piscina, uma estrutura de filtragem e limpeza de água, local comum de se encontrar os moradores locais se banhando, e adentrando na mata atlântica, um percurso de 1,5 Km até a cachoeira realizado em aproximadamente 30 minutos.
Pelo caminho, constante presença de água, e nas laterais do rio existem muitos vestígios de construções antigas, pedaços de paredes, tijolos assentados no meio do rio, árvores frutíferas centenárias, vestígios de roças, troncos de árvores retorcidas por conta das águas e do solo rochoso, tudo isto e muito mais nos remetem a entender como viviam os antigos habitantes. Seguindo a trilha sempre ao lado direito, ouve-se o barulho do riacho, e em uma determinada bifurcação,  para a esquerda continuamos morro acima, para a direita, descida, íngreme, é o caminho a seguir, sendo que em muitos pontos é preciso agarrar aos troncos das árvores para continuar descendo.

veu-da-noiva-lagoinha

A Cachoeira Véu de Noiva impressiona, pela grandiosidade de seu incrível paredão de 60 metros, e suas águas caem suavemente pela rocha, onde praticantes de esportes radicais realizam “cascading”, (que consiste na exploração progressiva de uma cachoeira, neste caso, descendo com o auxílio de cordas e se apoiando em suas paredes), e o paredão tem pouca inclinação, o que torna a prática ótima para os iniciantes.
É um passeio que contempla ecoturismo, trekking, contato intenso com a mata atlântica, banho nas águas da cachoeira e a possibilidade da prática do “cascading”. Subindo um pequeno paredão, logo acima da cachoeira ainda existe outra pequena queda e um poço fundo para mais um relaxante mergulho.