quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Bolinho de Taioba Recheado com Queijo




Texto e Foto: Maria Capai

Essa receita faz parte de um projeto lindo que participei no ano passado, o livro À Beira do Fogão – sabores tradicionais e não convencionais, concebido pelo Ipema. Foi incrível participar porque para fazer as fotos precisei conhecer todas as pessoas que detinham as receitas nas comunidades tradicionais de Ubatuba e de um pedaço de Paraty. 




Acompanhei o passo-a-passo e experimentei os resultados. Foi, sem dúvida, um desses presentes que a vida nos dá, nos quais trabalho e lazer fundem-se por completo.
Em breve farei um post contando sobre o livro, mas começo com essa receita porque é uma das mais tradicionais daqui da região e uma das mais saborosas que eu provei.
Por aqui, assim como no interior de estados como Rio e Minas, taioba cresce com fartura; a gente encontra nos canteiros e na beirada das vias. No quintal da minha casa cresce espontaneamente, mas na feira raramente se encontra e a tradição de consumi-la está se perdendo. Aproveito para perguntar para vocês: conhecem essa hortaliça? Conseguem encontrar taioba para colher ou comprar? Dica para os paulistanos: soube que vende na feira do Parque da Água Branca.
As fotos do bolinho de taioba que ilustram este post são as que fiz para o livro, porque na noite em que preparei o bolinho de taioba em casa, os amigos nao me deram qualquer chance de fotografá-lo. Foi um dos pontos altos do jantar, que seguiu com prejereba assada na folha de bananeira, purê de banana e farofa de lula, outra receita do livro que certamente virá para o blog.
Bora procurar taioba, pessoal! Garanto que valerá o esforço! 
Bolinho de taioba
Rendimento
Aproximadamente 7 unidades

Ingredientes
1 1/4 xícaras de taioba cozida e espremida (8 a 10 folhas)
1/2 colher (sopa) de alho picado
1/3 de xícara de cebola picada
1 1/2 colher (sopa) de óleo de girassol ou azeite
3/4 de colher (chá) de sal
1/4 de xícara de farinha de trigo (ou o suficiente para dar liga)
200 gramas de muçarela

Modo de fazer
Lave as folhas de taioba, retire e descarte o caule e os veios. Enrole as folhas e pique fininho, como se fosse couve.

Cozinhe a taioba em um pouquinho de água até ficar bem macia. transfira para uma peneira e escorra, apertando para eliminar a umidade absorvida pelas folhas. (Vocês podem beber esse caldo que sai.)
Em uma panela, aqueça o óleo ou azeite, doure o alho e a cebola e refogue a taioba. Acrescente o sal. Aos poucos, misture a farinha de trigo, mexendo até dar liga. Desligue o fogo e aguarde esfriar até ser possível manusear a massa de taioba.
Para facilitar, polvilhe farinha nas mãos e comece a moldar os bolinhos. Abra uma cavidade em cada um e recheie com um pedacinho de queijo. Passe na farinha de trigo e repita a operação até moldar todos.
Frite os bolinhos em óleo quente, escorra em papel toalha e sirva quentinho.
Dica
Dê preferência às folhas de taioba mais novas. Elas são mais tenras.

Receita extraída do livro “À Beira do Fogão: Sabores Tradicionais e Não Convencionais”. A obra foi editada pelo IPEMA (Instituto de Permacultura e Ecovilas da Mata Atlântica) e tem distribuição gratuita.

MC 


Maria Capai é artista plástica, produtora de conteúdo de gastronomia e estilo de vida & Criadora do Diga Maria.
Instagram e Twitter @digamaria



Nenhum comentário:

Postar um comentário