terça-feira, 25 de outubro de 2016

PRAIA DO PEREQUÊ - AÇU - REGIÃO CENTRAL DE UBATUBA


via CURIOSIDADE DE UBATUBA SP

Localizada na região central, seu acesso é feito pela Rodovia Rio-Santos, seguindo no sentido Ubatuba-Paraty após a entrada de Ubatuba, por um trevo com indicação de acesso à Praia do Perequê-Açú, ou seu acesso também pode ser realizado pela orla, continuando a Praia do Cruzeiro, cruzando a ponte do Rio Grande, próximo ao mercado de pescados.



É uma das praias mais tradicionais de Ubatuba com boa infraestrutura, restaurantes, pousadas e camping em um bairro bem desenvolvido. Com areias brancas e monazíticas, suas águas calmas e rasas são muito procuradas por famílias, e conta com vários quiosques em seus 4 km de extensão.
O Perequê-Açú é bastante utilizado para eventos esportivos, recreativos e para surfistas iniciantes. A praia é muito procurada por ter o terminal turístico que atende o turista de um dia e no canto esquerdo, cruzando o Rio Indaiá, temos a Praia da Barra Seca, tradicional recanto onde abriga uma comunidade caiçara, além de uma fazenda de mexilhões.
O Perequê-Açú possui vida própria, e em seu bairro estão instalados o Estádio Municipal, o Terminal Turístico, a base dos Guarda Vidas e uma Escola de Samba. Sua praia também é palco de eventos como o Concurso de Pipas e Concurso de Esculturas de Areia.
O nome Perequê-Açú tem origem tupi, porém seu significado é controverso. “Açú”, com certeza, significa “grande” . Já “Perequê” significa “entrada de peixe”, através da junção dos termos pirá (“peixe”) e iké (“entrar”) ou “praia”. Portanto, “Perequê-Açú” significaria “praia grande” ou “grande entrada de peixe”.




Nenhum comentário:

Postar um comentário