quinta-feira, 20 de outubro de 2016

FOLIÕES DO DIVINO MANTEM VIVA A TRADIÇÃO EM UBATUBA..........



Com o apoio cultural da FundArt a tradicional Folia do Divino do Espírito Santo de Ubatuba finalizou em setembro mais um ano de peregrinação pelo município.



Em 2016 a caminhada religiosa percorreu mais de 40 bairros, entre eles vilarejos, praias e sertões levando às comunidades além da tradição de fé a cultura popular local através de suas cantorias e saberes. De abril a setembro, o grupo de foliões visitou ao todo 447 casas/locais, incluindo as capelas e/ou igrejas dos bairros, cumprindo com os objetivos do projeto apresentado à FundArt no início do ano.  Segundo o folião Mario Gato o número de devotos e pedidos para visitação está cada vez maior, fazendo com que a peregrinação se prolongue durante o ano.
Presente no modo de vida do caiçara desde a época da colonização europeia, a Folia do Divino firma-se como importante manifestação cultural no município. Mestre Pedrinho ressalta que a peregrinação acontece há cerca de 300 anos em Ubatuba e se mantém viva graças a devoção dos foliões.
Desde 2013 o atual Governo Municipal apoia,  através da FundArt, a Folia do Divino Espírito Santo de Ubatuba. O apoio cultural se dá por meio do auxílio financeiro e de transporte ao grupo de foliões que percorre toda a extensão do município durante meses.
Para Paulo Motta, Diretor Presidente da FundArt, apoiar a Folia do Divino significa preservar a memória de Ubatuba através de seus costumes populares, já dizia Idalina Graça: “Povo que não tem memória, não tem nada pra contar”.
Confira abaixo o registro da visita dos foliões na Barra dos Pescadores, também parte da programação da 93ª Festa de São Pedro Pescador de Ubatuba, realizada em junho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário