domingo, 30 de outubro de 2016

EM ENTREVISTA EXCLUSIVA PARA O PORTAL CAIÇARA; SATO EXPLICA QUAIS SERÃO AS PRIORIDADES JÁ PARA 2017........



Depois de conquistar mais de 36% dos votos na última eleição, Délcio José Sato estará à frente do poder executivo de Ubatuba até 2020. Com 46 anos, casado e advogado, Sato participou do governo de vários outros ex-prefeitos e diz que acumulou experiência acompanhando de perto o que deu certo e errado na gestão de seus antecessores.




Mesmo com a corrida rotina de quem está prestes a assumir a prefeitura, o próximo prefeito de Ubatuba recebeu a equipe do Portal Caiçara para falar um pouco mais sobre o seu governo.  A entrevista aconteceu na tarde desta segunda-feira, dia 24 de outubro, em uma área do Ubatuba Palace Hotel.
Confira abaixo a entrevista multimídia:
Portal Caiçara: Como tem sido a sua rotina desde a vitória nas urnas?
Sato: Não parei. Fui várias vezes à Assembleia, ao Palácio, me reuni com os vereadores eleitos, vou a Brasília [na semana de 24 de outubro], converso com a equipe de transição; enfim, os compromissos aumentaram visando a entrada em janeiro. Quero deixar as coisas mais ou menos costuradas para serem efetivadas quando eu entrar como prefeito.
Portal Caiçara: O processo de transição já teve início?
Sato: Nossa equipe é composta por três pessoas e esta semana [24 de outubro] já começamos o levantamento de todos os trabalhos. O processo está tranquilo, o prefeito me ligou e disse que está à disposição, mas ainda estamos aguardando uma agenda para conversarmos pessoalmente.
Portal Caiçara: Como será escolhido o seu secretariado?


                                         img_6332



Sato: Não tem nenhum nome ainda oficial, mas já estamos conversando. Provavelmente divulgaremos até o final de novembro ou começo de dezembro. O critério é atender às demandas e os planos que construímos para a cidade. Independente de que seja político, técnico, ou quem quer que seja a pessoa, todos passarão por um trabalho de qualificação e capacitação dos serviços públicos para que em janeiro a gente possa entrar a todo vapor. Eu também participarei dessa capacitação, com uma equipe especializada em administração pública. Teremos diretrizes e metas, que, sendo atingidas, a pessoa continua, isso não acontecendo, ou não vindo a atender aos anseios da população, infelizmente teremos que realizar algumas trocas.
Portal Caiçara: Qual será o foco da sua administração?
Sato: O primeiro passo é a questão da infraestrutura da cidade, uma grande limpeza que Ubatuba está precisando, como mato, buraco, abandono, iluminação pública… Tudo isso está como prioridade de uma grande revitalização, principalmente no centro comercial turístico e nas principais ruas de acesso aos bairros. Não estou aqui culpando o governo atual, pois isso já vem de muitos anos. Eu já estou com algumas bandeiras, que foram plataformas do trabalho de campanha, que trabalharei para que se tornem realidade a partir do primeiro ano do nosso governo. Um exemplo que posso citar é que somos uma cidade turística e a questão do saneamento básico é fundamental para uma cidade como a nossa e ele ficou parado durante anos, durante mandatos, e isso não pode ser aceito pelo poder público diante das questões ambiental, turística e de saúde pública. Saneamento básico é primordial e ficou no esquecimento. Não chegamos nem a 30% do tratamento de esgoto e isso para uma cidade turística é inadmissível. Eu já comecei as tratativas e vou cobrar muito das empresas que estarão à frente dessa situação. Na verdade estou cobrando desde já, tendo feito várias reuniões nesse sentido. Isso é prioridade e tenho certeza que iniciaremos no primeiro ano do nosso governo um trabalho voltado para o saneamento básico. Segundo ponto é a questão da água, pois alguns lugares sequer têm água e em alguns momentos falta-se água. Temos ainda uma questão mais complexa que são lugares que não estão regularizados, mas existe uma realidade hoje e no século em que estamos não dá para aceitar uma pessoa não ter água em casa para beber. Essas situações serão estudadas para que sejam regularizadas junto às autoridades competentes. Não estou dizendo aqueles que invadiram lugares que não são possíveis de resolver, mas aqueles que já estão consolidados. Eu acredito que não podemos tapar nossos olhos para isso e precisamos ver uma possibilidade de regularização, iniciar um procedimento e dar o serviço essencial para essas pessoas.
Portal Caiçara: Em relação à renovação do contrato com a Sabesp, qual o seu posicionamento? Você acredita que dê para cobrar da empresa atual os serviços necessários ou o melhor caminho já é partir para uma outra empresa?
Confira a resposta em vídeo:

Portal Caiçara: Como o senhor pretende governar em um cenário de crise nacional?
Sato: Das quatro cidades do Litoral Norte nós somos a que temos o menor orçamento e as maiores dificuldades. Passando por Caraguá a gente vê que a cidade foi transformada, várias obras aconteceram e ainda se deixa um caixa de alguns milhões para o próximo governo, enquanto que Ubatuba não temos visto nenhuma obra, pelo contrário, várias dificuldades em diversos setores e eu não sei como se encontra o caixa da cidade, mas com certeza não deve ser dos melhores. Não estou culpando aqui nenhum governo, aliás, eu vim para passar a régua daqui para trás e daqui pra frente criar alternativas para que possamos solucionar os problemas. Eu tenho algumas medidas a serem tomadas e estou discutindo junto à equipe de transição e junto à equipe que vai fazer um plano de 100 dias de governo para que a gente possa implantar algumas medidas que sejam viáveis para melhorar a situação do caixa da prefeitura. Para tentar amenizar a crise pretendo atrair investidores, pois hoje o grande problema de Ubatuba é o desemprego e eu já estou achando alternativas, uma delas é fazer obras para criar oportunidades para os trabalhadores daqui, quando se traz obras gera arrecadação para o município, pois as empresas pagam impostos, geram empregos, economia e trazem desenvolvimento para a cidade. Vou buscar parceria público-privada, pois o prefeito sozinho não resolve os problemas da cidade, sempre falei isso, é preciso buscar parcerias com os governos federal, estadual e regional e isso sem dúvida facilita e muito o nosso trabalho. Não quero saber de onde vem a verba, quero saber que venha trazer benefícios para a cidade. De nada adianta ficarmos administrando só a verba que nós temos, porque sabemos que é pouca, precisamos ter criatividade, trabalhar na adversidade buscando alternativas para que tudo aconteça.
Portal Caiçara: A sua coligação fez apenas um vereador na Câmara, como o senhor acredita que será a sua relação com o legislativo municipal?
Sato: A Constituição diz que tem que existir independência dos poderes, mas que também é preciso harmonia e, graças a Deus, por enquanto, temos visto isso acontecer. Não vou interferir na Câmara e espero também que os vereadores não venham de certo modo interferir no executivo. Vamos trabalhar de forma harmônica, já conversei com todos os vereadores eleitos e acredito que a cidade só tem a ganhar se tivermos um trabalho em conjunto. Só existe uma construção da cidade se nós estivermos alinhados e eu gostaria e espero dos vereadores que eles estejam somando conosco, junto com a comunidade, para que a gente possa fazer esse governo, senão vai ser mais um prefeito, mais um vereador e isso não traz resultado nenhum para a cidade. Eu não vim para ser mais um governo, vim para tentar fazer a diferença junto com os vereadores e acredito que eles também estão com a mesma intenção de fazer uma Ubatuba melhor.
Portal Caiçara: Observamos um racha no PSDB regional, com o atual prefeito de Caraguá apoiando você, do PSD, e não o candidato do partido, o Eduardo Cesar, para o qual o senhor também já trabalhou. Qual é a importância do apoio do atual prefeito de Caraguá, Antonio Carlos, a sua candidatura e futura gestão?
Confira a resposta em vídeo:

Portal Caiçara: Em relação aos royalties, Ubatuba é a cidade da região que menos recebe os repasses. Em entrevista, o senhor disse que pretende aumentar essa verba. Como faria isso?
Sato: Temos uma equipe que já está estudando isso, já iniciamos umas tratativas sobre a questão e estou marcando uma reunião com alguns especialistas nessa área, pois temos que ter fundamento para aquilo que vamos pedir. Não é uma coisa tão simples, trata-se de coordenadas, situação do município, localização e vários requisitos que necessitam de um estudo mais profundo. A princípio eu acredito que seja possível aumentar esse repasse, assim como Caraguá, que tempos atrás não tinha nenhum benefício e com um trabalho voltado para isso conseguiu conquistar o que conquistou. Ilhabela que já tinha um grande aporte nessa questão, com especialistas, com os quais também vou buscar manter contato, conseguiu aumentar muito mais. Vamos trabalhar para que isso também se torne uma realidade em Ubatuba.
Portal Caiçara: Na sua campanha falou-se muito em saúde, como pretende melhorar essa área no município?
img_6338
Sato: Quero estar muito próximo da Santa Casa, da provedoria, para que a gente possa fazer um plano junto, principalmente nesta temporada, fazer um plano efetivo para que a gente possa ter um atendimento adequado porque o número de pessoas aumenta muito. Também já estou vendo com a equipe de transição para os agentes comunitários fazerem um trabalho de prevenção, que hoje não tem esse trabalho extensivo a todo o município. Estamos estudando também possibilidades de parcerias com empresas particulares da área da saúde para um atendimento imediato. Para o futuro, precisamos iniciar um novo pronto atendimento de qualidade em Ubatuba, mas para sanar a situação hoje precisamos das UPAs e dos PSFs para a prevenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário