sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Observatório apresenta balanço de trabalhos desenvolvidos pelo projeto no Litoral Paulista




Atores do Litoral Norte expuseram suas visões e participaram de encerramento do projeto, em Caraguatatuba

Em dezoito meses de atuação no Litoral Norte e na Baixada Santista, o Observatório Litoral Sustentável desenvolveu diversos trabalhos que abordaram temas como licenciamento ambiental, condicionantes ambientais, royalties, compensação ambiental, turismo sustentável, povos e comunidades tradicionais, agricultura familiar, pesca artesanal e regularização fundiária.



Para fazer um balanço desse processo, construído coletivamente, foi realizada um seminário em Caraguatatuba, no dia 22 de setembro, que contou com a presença de representantes do ICMBio; da Fundação Florestal; da Petrobras; do Fórum de Comunidades Tradicionais; da Associação de Moradores do Lázaro; da Prefeitura de São Sebastião; da Prefeitura de Caraguatatuba; do Instituto Educa Brasil; do Cebimar USP; do Instituto Ilhabela Sustentável e do Instituto de Conservação Costeira.
Em 2015, o Observatório Litoral Sustentável iniciou suas atividades e compôs quatro câmaras temáticas. Mesa de Diálogo sobre Grandes Empreendimentos e Turismo Sustentável, no Litoral Norte, e Grandes Empreendimentos, Setor Imobiliário e Transformações Regionais, além de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais, na Baixada Santista. "Nesse período tivemos o reconhecimento do Observatório como um articulador regional. Nosso intuito não era se sobrepor às ações e discussões já existentes nas duas regiões, mas juntar atores, resgatar o que foi construído e se aprofundar em temas ainda carentes de informações", contou Danielle Klintowitz coordenadora do Observatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário