terça-feira, 13 de setembro de 2016

O QUE É PRISÃO DE VENTRE.

intestino preso
Também conhecida como intestino preso, a prisão de ventre é uma doença que dificulta a normalidade do funcionamento intestinal, causando problemas para que o paciente faça fezes, e quando acontece estão ressecadas e incomoda o paciente.


O problema pode ser causado por má alimentação e geralmente afeta mais as mulheres do que os homens, por conta dos fatores hormonais de cada um. Na gestação o problema pode se tornar comum, por conta da compressão do útero com o intestino.
Quando a pessoa sofre de prisão de ventre, o tempo entre fazer fezes se tornam maiores do que uma pessoa que tem o intestino controlado e com isso, o paciente sente dores abdominais e inchaço
A prisão de ventre pode desencadear outros problemas, como fissura anal, sangue nas fezes ou até câncer no intestino.
Em alguns pacientes, fatores psicológicos podem contribuir negativamente para o desenvolvimento da doença.
As pessoas que tem o intestino normal, vão ao banheiro geralmente uma vez por dia, ou até cinco por semana. Se você não está dentro dessa média, é importante ficar atendo aos sintomas, pois pode ser que sofra de prisão de dentre e ainda não se deu conta.
A doença, além de poder desenvolver outras, causa muito desconforto e mal estar para quem sofre do problema. Por isso, é muito importante que assim que identificado o problema, o paciente procure ajuda para tratar e evitar mais complicações.

Como se adquire

O problema afeta os pacientes que fazem alimentação com poucas fibras e muito amido. Com a falta de atividade física, essas ações contribuem que a prisão de ventre se desenvolva.
A falta de líquido também pode gerar a doença. Efeitos colaterais de medicamentos, estresse, depressão, doenças como ansiedade e a carência no consumo de frutas e verduras também são causadores do problema.

Sintomas

A doença é caracterizada por sintomas como dificuldades em fazer as fezes, fezes mais ressecadas, dores abdominais, inchaço na barriga, muita cólica e com tudo isso, o paciente passa por oscilações de humor.
Quando o problema afeta crianças, estas podem fazer as fezes involuntariamente quando tem vontade, sujando roupas e causando constrangimento.
A situação é desconfortável, e assim que notado os sintomas, dentre eles, o principal é a demora e dificuldade em fazer as fezes, é necessário que o paciente já procure ajuda e orientações de um profissional, que poderá realizar o diagnostico e indicar a melhor forma de tratamento, que varia de acordo com cada situação e pessoa.

Diagnóstico

Testes como colonoscopia podem ajudar na constatação da doença. Porém, o paciente já contribui grandemente relatando o histórico dos sintomas.
Na maioria dos casos o diagnostico é feito por meio dos sintomas, e dispensa a realização de diversos exames.
Porém, mesmo com a identificação dos sintomas pelo paciente, é necessário que procure ummédico para que o profissional possa indicar o tratamento ideal e adequado para cada tipo de paciente, pois não existe um tratamento padrão para tratar esse problema. Cada organismo reage de uma maneira.

Como é feito o tratamento

Existem diversos tratamentos para cuidar da prisão de ventre. Desde tratamentos e medicamentos naturais, até alimentação adequada e a realização de exercícios físicos.
dieta para intestino presoNa alimentação do dia a dia é interessante que a pessoa inclua fibras, como os cereais e também frutas, pois estes alimentos amolecem as fezes e com isso não saem tão ressecadas.
Porém, o tratamento correto deve ser indicado pelo médico, que pode receitar uma dieta específica de acordo com cada caso.
Durante as crises da doença não é aconselhável o uso de laxantes, pois esta ação não trata o problema e o paciente sempre terá as mesmas sensações de desconforto.
A principal forma de tratar a doença é por meio da alimentação, pois regula o intestino e o paciente fica livre de medicamento, evitando possíveis efeitos colaterais.

Como prevenir

Manter uma alimentação adequada, com ingestão de muito líquido é um bom e primeiro passo para evitar esse problema.
Chá quente pode evitar a prisão de ventre, pois o líquido quente estimula o funcional adequando do intestino.
Além disso, alimentos como arroz, macarrão e verduras podem ajudar a manter o intestino em funcionamento adequado.
Frutas como mamão, melancia, maga e ameixa também são eficientes na prevenção da prisão de ventres.
No dia a dia, suco com laranja e mamão é um bom aliado, pois além de conter vitaminas que ajudam o paciente para uma dieta rica em proteínas, mantém livre do problema do intestino preso.
Alguns iogurtes são específicos para o tratamento de prisão de ventre. Neste caso, o consumo desse determinado alimento pode ajudar o paciente a controlar o intestino e não passar pelos incômodos causados pela prisão de ventre.
É importante manter a qualidade de vida em dia, portanto, a realização de exercícios físicos como caminhada e outras atividades podem afastar os riscos de sofrer com prisão de ventre.

FONTE....

Nenhum comentário:

Postar um comentário