sexta-feira, 23 de setembro de 2016

ALUNOS DE UBATUBA REALIZAM INTERCÃMBIO NOS ESTADOS UNIDOS............





Iniciativa faz parte do curso do Ensino Médio Integrado de Informática –  Etec da Escola Tancredo


Realizar intercâmbio estudantil é um sonho de muitos jovens. Para uns, pode até parecer uma realidade distante, para outros, é algo que nunca passou pela cabeça.
Vinte alunos do terceiro ano do MIN –  Ensino Médio Integrado de Informática –  Etec da Escola Municipal Presidente Tancredo de Almeida Neves realizaram esse sonho de participar de um intercâmbio nos Estados Unidos. Juntamente com dois professores – Candido e Mariana, eles embarcaram para Boston no mês de agosto e tiveram a oportunidade de estudar no Pine Manor College English Language Institute por uma semana.




Todos, sem exceção, ficaram encantados e já pensam em fazer outro intercâmbio. Porém, conseguir participar dessa viagem não foi nada fácil. Foram muitos os desafios, principalmente financeiros. 
 Os preparativos
No meio do segundo semestre de 2015, a ideia começou a tomar forma e, então, a turma que seria a pioneira na escola a fazer uma viagem internacional, se mobilizou das mais variadas formas a fim de arrecadar fundos. A primeira ideia foi a de venda de doces, inclusive na praia.
“Era sol e calor, todo mundo curtindo a praia e a gente lá, vendendo doces”, relembram os estudantes.
Esse só foi o começo. Foram diversas rifas –  inclusive com direito à barraca no calçadão, onde alunos e alguns pais se revezavam na venda e entrega de panfletos; ações em festas de escolas, como a Festa Junina da Escola Municipal Padre José de Anchieta, onde eles tiveram barraca de caldinho; organização de jantares dentre outras ações. Em todas as iniciativas, o apoio dos pais foi fundamental e cada realização foi um aprendizado, inclusive pessoal.
“No calçadão a gente panfletava, então agora a gente sempre aceita os panfletos que nos oferecem, mesmo que seja 10 vezes por dia a mesma propaganda”, divertem-se.
A viagem
A rotina foi bem dinâmica e, além das aulas, os estudantes puderam conhecer vários pontos turísticos da cidade, além de, na volta, passarem pela cidade de Nova Iorque.
Eles ficaram em um alojamento na própria escola e, no período de contraturno das aulas, aproveitaram para praticar o idioma.
Colaboração
A venda dos bilhetes para pagar a viagem continua. Cada um custa R$ 50 reais e pode ser adquirido com os alunos no calçadão do centro da cidade ou em pontos de venda (lojas com a marca “Ação entre Amigos). Os prêmios são: um carro Chevrolet Onix LT, uma moto Honda CG150, uma TV Led, um smartphone e R$ 500. O sorteio está previsto para o dia 24 de dezembro.
O Min
O Min surgiu em decorrência do Ubatubasat (projeto de iniciação científica, que teve início em 2010 com alunos de quinta série, e é fruto de uma parceria com o INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Candido explicou que o Min surgiu da necessidade de criação de um curso cuja a ideia era preparar o aluno para trilhar uma carreira em Ciência e Tecnologia (não necessariamente informática), diferente dos cursos do segundo grau já existentes no Tancredo. Segundo ele, é um curso diferenciado, com uma carga horária maior e com disciplinas específicas, inclusive do idioma inglês, cujas aulas são diferenciadas e onde é estimulada a conversação.
Ubatubasat
O projeto Ubatubasat já levou alunos para a NASA, para o Japão (em 2013, apresentando um projeto de pesquisa em um congresso aeroespacial, cuja viagem foi bancada pela Unesco) e irá lançar um satélite no espaço em 2016.
“O satélite que redesenhamos no Brasil deve ser lançado no dia 1º de outubro. Ubatuba deve passar seu aniversário com seu primeiro satélite em órbita”, comentou o professor Candido.


FONTE.......................http://portalcaicara.com.br/alunos-de-ubatuba-realizam-intercambio-nos-estados-unidos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário