terça-feira, 9 de agosto de 2016

Ubatuba melhora no Ranking da Transparência







O Ministério Público Federal reconheceu as recentes melhoras no Portal da Transparência da Prefeitura de Ubatuba que agora recebeu nota 8,3 no Ranking Nacional da Transparência. A nota está muito acima dos 4,2 na avaliação anterior, divulgada em dezembro de 2015.





A melhora de 97,6% na pontuação de transparência aconteceu porque o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Pedro Seno, e sua equipe fizeram a lição de casa e corrigiram a maior parte das falhas de prestação de contas apontadas pelo MPF no final do ano passado. A Prefeitura passou a publicar seus relatórios de gestão e de execução orçamentária, além de disponibilizar canais físicos e virtuais para solicitação de informações por parte dos munícipes. Assim, Ubatuba subiu mais de 330 posições no ranking, passando da 405ª posição para a 72ª colocação do estado, empatando com grandes cidades paulistas como Campinas e Franca.

O secretário faz questão de dividir os méritos dessa conquista com sua equipe e sua chefia. Pedro Seno comemora a nota acima de oito, mas reconhece que ainda há o que melhorar. “Nosso objetivo agora é melhorar ainda mais o Portal de Transparência da Prefeitura e alcançar uma nota 10 já na próxima avaliação, pois sei que temos plena capacidade para isso", afirma.

PARA CHEGAR NO 10

Para chegar à almejada nota 10 e cumprir plenamente a legislação de transparência,  a Prefeitura de Ubatuba terá que fazer mais alguns outros ajustes em seu portal. Será preciso dar divulgação da remuneração individualizada por nome de cada agente público.


Outro problema que precisa ser sanado é o da falta de divulgação dos gastos com diárias e passagens, constando o nome do favorecido, a data, o destino, o cargo o e motivo de viagem.

O site também ainda não possibilita a gravação de relatórios em formatos eletrônicos abertos de modo a facilitar a análise das informações como já havia recomendado o Ministério Público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário