quinta-feira, 4 de agosto de 2016

Chega ao fim período de defeso da sardinha



Ontem, 31, foi o último dia do período de defeso das sardinhas, que começou no dia 15 de junho. Durante essa temporada, a pesca das sardinhas ficou suspensa nas regiões sul e sudeste do Brasil (com pena de multa e processo por crime ambiental) – o objetivo desta ação é proteger a fase em que as sardinhas jovens atingem o ciclo adulto, porém ainda estão abaixo do tamanho mínimo de captura: 17cm.


Após o período do defeso, a expectativa é que o mercado de venda e compra desta espécie aumente, devido à volta da pesca das sardinhas e consequentemente aos valores que devem ficar mais baixos.
Ubatuba registrou a pesca de 1.899.791,00kg de sardinha-verdadeira em 2015, Caraguá contabilizou no mesmo período 137,50kg, São Sebastião 329,50kg e Ilhabela 52.238,00kg
A Sardinha
A sardinha-verdadeira é uma das espécies pelágicas mais importantes comercialmente no Brasil. Sua produção pesqueira anual apresenta intensas oscilações atribuídas ao efeito da sobrepesca e a fatores ambientais.
A cada ano, são dois os períodos de paralisação da pesca da sardinha-verdadeira. O primeiro ocorre de 15 de junho até 31 de julho e o segundo acontece de 01 de novembro a 15 de fevereiro.

FONTE......PORTAL CAIÇARA

Nenhum comentário:

Postar um comentário