quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Economia solidária é destaque no Congresso Brasileiro de Municípios em Ubatuba


A economia solidária e o trabalho decente na construção do desenvolvimento local sustentável” é o título de uma das mesas de debate que integram a programação do Congresso Brasileiro de Municípios, que acontece nos dias 27 e 28 de agosto, no Centro de Convenções de Ubatuba (Rua Lia de Barros, s/n – Itaguá, ao lado do aeroporto). A mesa está prevista para realizar-se na manhã da quinta-feira, 28 de agosto, às 10h30.


O tema foi proposto pelo prefeito Mauricio Moromizato, vice-presidente da temática de Economia Solidária na Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e também presidente do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte. A atividade ocorrerá em conjunto com a Unisol Brasil e a Rede de Brasileira de Gestores da Economia Solidária, com a participação de convidados para compor a mesa.
Além de ser um momento de informação sobre o que é a economia solidária e seus princípios, a mesa compartilhará experiências sobre as políticas públicas que existem em nível nacional e estadual e como estas se materializam em nível municipal.
Leonardo Pinho, secretário-geral da Unisol, uma das entidades que co-organiza a mesa, destaca que a atividade será um momento também para discutir como a economia solidária pode promover o turismo de base comunitária. “É o caso, por exemplo, da criação de redes de empreendimentos solidários, como a Ubasol”.
A Prefeitura de Ubatuba já deu alguns passos rumo à implementação de uma política municipal de economia solidária, como a criação da Lei Municipal e a realização de fóruns específicos sobre economia solidária (ecosol). Além disso, já está em andamento a formação de conselho municipal para a temática e a criação de um espaço para viabilizar a feira de ecosol.
Outro destaque também está nos resultados da aquisição de alimentos para a merenda escolar diretamente dos agricultores familiares e o início da implantação do SIM – Sistema de Inspeção Municipal, que fazem com que os recursos girem dentro do próprio município, e ampliam a oportunidade de trabalho e renda para a população local.
A programação do congresso incluirá ainda assuntos como saúde, educação, iluminação pública e saneamento básico, sobre os quais a cidade de Ubatuba tem muito a contribuir. O evento reunirá principalmente prefeitos, vereadores, deputados, gestores públicos, entre outras autoridades políticas, para debater o tema com técnicos e especialistas de diversas áreas do conhecimento.
Organizações da sociedade civil e a população interessada também podem participar das atividades.
A inscrição é gratuita e deve ser feita o quanto antes pelo site http://congressocbm.com.br/
Convite.unisol

Nenhum comentário:

Postar um comentário