terça-feira, 28 de julho de 2015

Univali coordenará projeto da Petrobras de monitoramento das praias

univali logo 2A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Petrobrás S.A, assinam, na terça-feira, 28, às 14 horas, na sala dos Conselhos Superiores do Campus da Universidade, em Itajaí, convênio pioneiro para prestação de serviços de avaliação da interferência das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural da área do pré-sal da Bacia de Santos sobre aves, quelônios e mamíferos marinhos.

A Instituição catarinense será responsável, ainda, pela coordenação das atividades de uma rede de instituições no litoral dos estados do Sudeste e Sul do Brasil, que fará o monitoramento, diário, de 800 km de costa brasileira entre Ubatuba, no estado de São Paulo, até Laguna, em Santa Catarina, realizando resgate, atendimento veterinário e reabilitação de aves, tartarugas, baleias e golfinhos.




Para a operacionalização da rede de atendimentos veterinários serão disponibilizados 50 carros e construídas cinco unidades de estabilização nas cidades de São Sebastião, Baixada Santista, São Francisco do Sul, Penha e Laguna; cinco unidades de reabilitação, nas cidades de Ubatuba, Guarujá, Ilha Comprida, Pontal do Paraná e Florianópolis; e três bases de apoio em Praia Grande, Ilha do Superagui e Imbituba, onde atuarão 400 profissionais.

O projeto terá duração de 21 meses e é condicionante no licenciamento ambiental das atividades de produção de Petróleo no pré-sal para a Bacia de Santos.

Ele será desenvolvido com a participação de outras doze instituições: Associação R3 Animal, Instituto Argonauta, Instituto Gremar, Instituto de Pesquisas Cananeia (Ipec), Universidade da Região de Joinville (Univille), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Projeto Baleia Franca, Projeto Biopesca, e Projeto Tamar de SC e de SP. A expectativa é de que as atividades de monitoramento de campo tenham inicio no final de agosto.

Outras informações: (47) 3341-7960, com André Silva Barreto, pesquisador da Univali e coordenador geral do projeto. 



http://www.planetauniversitario.com/index.php/notas-do-campus-mainmenu-73/34944-univali-coordenara-projeto-da-petrobras-de-monitoramento-das-praias

Nenhum comentário:

Postar um comentário