quarta-feira, 22 de julho de 2015

Sebrae-SP desenvolve projetos de educação empreendedora no Vale e Litoral Norte







Programas JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e Formação de Jovens Empreendedores já beneficiaram estudantes de 15 cidades


O Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos vem desenvolvendo projetos de educação empreendedora na região. O objetivo é estimular os jovens a construírem caminhos para ações transformadoras que possam auxiliar nos desafios da sociedade.

Aliando a teoria e a prática, programas como o JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) e Formação de Jovens Empreendedores foram aplicados em 15 das 18 cidades da área de atuação do Escritório Regional do Sebrae-SP em São José dos Campos: Caçapava, Caraguatatuba, Ilhabela, Igaratá, Jacareí, Monteiro Lobato, Natividade da Serra, Paraibuna, São José dos Campos, São Luiz do Paraitinga, São Sebastião, Santa Branca, Taubaté, Tremembé e Ubatuba.




“Investir em educação empreendedora é colaborar com o desenvolvimento econômico regional. Por isso, o Sebrae-SP vem concentrando esforços em ações para formar novos empreendedores, que desenvolverão esse comportamento tanto no âmbito empresarial como no corporativo”, afirmou o gerente regional do Sebrae-SP, Rodrigo Matos do Carmo.

Formação de Jovens Empreendedores
No mês passado, 14 professores da Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, em Taubaté, foram capacitados no Programa de Formação de Jovens Empreendedores. Cerca de 150 alunos aprenderão o conteúdo na disciplina de empreendedorismo e nos trabalhos de conclusão dos cursos técnicos de administração, informática, segurança do trabalho, informática para internet, marketing e logística.

Para a coordenadora pedagógica da Etec Dr. Geraldo José Rodrigues Alckmin, Tatiane Tolentino de Assis, a capacitação foi importante para atualizar os professores que ensinam a disciplina de empreendedorismo e ajudar no programa Desafio Inova – Ideias e Negociações.

“O programa busca oportunidades de inovação  desenvolvidas pelos alunos. Sendo assim, precisamos formar alunos inovadores e empreendedores e a capacitação do Sebrae se encaixou perfeitamente nesta nossa necessidade. Os resultados foram muito bons. Todos gostaram do treinamento e o material. Tanto para o professor quanto para o aluno, são excelentes e ajudarão muito em sala de aula”, disse.

Neste ano, também foram capacitados nos programas de educação empreendedora do Sebrae-SP professores do Colégio Anchieta, em Taubaté, na Etep (Escola Técnica Professor Everardo Passos), em São José dos Campos e da rede pública de Monteiro Lobato.
.
JEPP em Caraguatatuba
Em Caraguatatuba, onde foram capacitados 39 professores no ano passado no programa JEPP, os 10.500 alunos da rede pública de ensino continuam colocando em prática os ensinamentos.

Em junho, 330 alunos montaram barracas na Festa Junina em duas escolas (CIEFI Professora Adolfina Leonor Soares e EMEF João Thimóteo do Rosário), vendendo produtos como água aromatizada, sachês perfumados, sal de ervas, brinquedos de sucata, biscoitos e doces.

Segundo a professora-adjunta Wanda Cristina de Oliveira, a participação dos alunos e pais foi efetiva. “As crianças foram muito receptivas, estavam curiosas e abraçaram a ideia. A experiência despertou o espírito empreendedor. Pretendemos fazer mais exposições até o final do ano”, disse.

No ano passado, os estudantes de Caraguatatuba já haviam mostrado seus trabalhos na Feira do Empreendedor, realizada dentro da programação da 4ª Flic (Feira Literária de Caraguatatuba). Em suas lojinhas, venderam produtos variados e aprenderam na prática os conceitos ensinados em sala de aula.


Prefeituras e escolas particulares interessadas podem obter mais informações sobre o programa pelo telefone (12) 3922-2977

FONTE.......SEBRAE - SÃO JOSE DOS CAMPOS E REGIÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário