segunda-feira, 23 de maio de 2011

EDUCAÇÃO.........Saresp divulga resultados da avaliação das escolas da região e Ubatuba apresenta pior resultado

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo divulgou a média das escolas estaduais obtidas a partir do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Segundo a secretaria, a média para 3º ano do ensino médio nesta última avaliação foi de 269,76, entretanto, o índice adequado esperado seria de 362,5. A melhor escola pontuada está na cidade de Caraguatatuba e a pior no município de Ubatuba a E.E. Professora Florentina Martins Sanchez com 246,5.








De acordo com os critérios propostos pelo governo, algumas escolas da região superaram a média estadual, mas ainda estão abaixo dos níveis educacionais esperados.
Das quatro cidades da região analisadas, o 3º ano do ensino médio de Ubatuba foi a que apresentou um percentual mais baixo em relação às análises da Secretaria, onde das nove escolas estaduais analisadas, oito não atingiram nem a média estadual de 269,76. A única escola do município que se qualificou acima da média estadual foi a E.E. Maria Alice Alves Pereira, com média de 292,2.
Em São Sebastião, das oito escolas com o 3º ano do ensino médio avaliadas, quatro apresentaram níveis inferiores a média do estado. As quatro com rendimento abaixo da média estadual foram E.E. Professora Dulce César Tavares com nota de 259,33, e E.E. Josepha Santanna Neves, com 260,73, a E.E.Plínio Gonaçalvez de Oliveira Santos com 266,6 e a E.E. Maria José da Penha Frugoli com 258,4. Em Ilhabela das duas escolas estaduais avaliadas, uma não se aproximou da média estadual, a E.E. Doutor Gabriel Ribeiro dos Santos com média de 258.
Já em Caraguatatuba, está localizada a escola com maior nota entre as avaliadas no Litoral Norte, a E.E. Benedita Pinto Ferreira com 294 pontos. E das 14 testadas, seis apresentaram rendimento abaixo da média estadual. A E.E. Ângelo Barros de Araújo 260,9, a E.E. Antônio Alves Bernardino com 256,6, a E.E.Vereador Benedito Paes Sobrinho com 250,16, E.E. Ismael Iglesias com 265,36, E.E. Maria Ester das Neves Dutra Damásio com 256,7 e a E.E. Comendador Mário Trombini com 268,5 pontos.

Finalidade

Saresp é uma avaliação externa da Educação Básica, realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Tem como finalidade produzir informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na rede pública de ensino paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional.
Em 2010, além das redes de ensino estadual, as municipais, particulares e escolas técnicas estaduais do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (Ceeteps) também foram avaliadas. A prova foi realizada foi realizada por quase 2,5 milhões de estudantes de todo o Estado, em novembro do ano passado, e avaliou alunos do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio em cada disciplina avaliada – Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).
De acordo com a Secretaria da Educação, os resultados apresentados nos Boletins proporcionam às escolas indagações e reflexões sobre o significado pedagógico dos resultados da avaliação e servem como parâmetro para enfrentar os desafios. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário